Prefeitura apresenta projeto de gestão Governador Valadares: Cidade Excelente
Em parceria com o Instituto Aquila, o projeto visa desenvolver uma administração pública economicamente mais eficiente, com excelência nos serviços prestados, processos mais ágeis e servidores mais qualificados
Publicado em 01/07/2025 17:48 - Atualizado em 01/07/2025 17:56
Na tarde desta segunda-feira (30), no auditório da Prefeitura, foi apresentado para secretários e servidores, o projeto de gestão “Governador Valadares: Cidade Excelente”. Em parceria com o Instituto Aquila, o projeto visa desenvolver uma administração pública economicamente mais eficiente, com excelência nos serviços prestados, processos mais ágeis e servidores mais qualificados.
O prefeito Coronel Sandro, apresentou importância da reestruturação administrativa. “Nós assumimos Governador Valadares em estado de calamidade pública. Por isso, nós trouxemos o Instituto Aquila para apresentar soluções para que Valadares chegue ao patamar da cidade excelente, o que ainda não somos, infelizmente. Esse projeto pertence ao município, a cada cidadão e a cada servidor público”.
O coordenador do projeto de Valadares e sócio do Instituto Aquila, Alvacir Pedroso, explicou como será executado o trabalho. “O projeto Cidade Excelente busca transformar o município por meio de uma gestão pública mais eficiente e transparente. Com uma duração de 15 meses, a iniciativa se baseia em um diagnóstico detalhando usando índice de Gestão Municipal Aquila, o IGMA, que avalia 71 indicadores em seis pilares essenciais: saúde, infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico, governança e educação. O objetivo principal é identificar oportunidades de melhoria e novos recursos, para direcionar os investimentos e assim, elevar a qualidade de vida da população”.
Segundo o diagnóstico da plataforma IGMA do Instituto Aquila, Valadares está em 634º lugar no ranking sudeste e 261º em Minas Gerais. Já na mesorregião Vale do Rio Doce, a cidade se encontra em 8º lugar e 1º lugar na microrregião.
.
Governança do projeto: time prefeitura
A colaboração entre o Instituto Aquila e os servidores públicos é fundamental, além de uma governança clara que inclui reuniões mensais lideradas pelo prefeito para acompanhar os resultados.
Yanna Oliveira, secretária da Fazenda, tem o papel de líder, garantindo que tudo aconteça conforme planejado. “Nós tivemos várias reuniões e já estamos tratando os pontos cruciais que merecem nossa primeira atenção em busca de melhores resultados para Valadares. O projeto visa não só o crescimento para cidade em todos os seus índices, mas uma melhoria de fato na vida do Valadarense. Eu tenho a responsabilidade de acompanhar, tomar frente, fazer esse primeiro contato com o instituto e com as secretárias para que possamos trabalhar e apresentar a nossa administração e, principalmente, para o município, dados sólidos e como ter uma melhoria palpável, tangível”.
Já secretário de Planejamento, Gustavo Verissimo, é o arbitro e tem o papel de certificar os resultados qualitativo, quantitativo e de melhorias dos processos. “Não existe gestor sem um sistema competente de análise de dados. Nossa análise também é comportamental e isso vai nos dar a habilidade para direcionar e entender, por exemplo, ‘por que o bairro X tem mais propensão a uma evolução específica?; para onde vai o dinheiro da emenda?; qual é a projeção do mercado de Valadares?’; entre outros questionamentos. Essa análise de dados comportamentais é primordial para que a Secretaria de Planejamento, assim como os demais colegas secretários, tenham discernimento de onde aplicar de forma mais inteligente, real e justa”.
Além disso, será formada uma equipe de trabalho com 100 servidores. Esses colaboradores serão formados durante o projeto pelo Instituto.
.
Conheça o Instituto Aquila
O Instituto Aquila é uma consultoria internacional que oferece soluções gerenciais de excelência, focadas na melhoria dos resultados de seus clientes. Com uma atuação em 25 países da América, Europa, Oriente Médio e Oceania, possui mais de 2800 projetos executados, apoiados por escritórios no Brasil, Colômbia, Portugal, Austrália, Omã e Suíça.
A consultoria investe também em conhecimento, por meio de publicações científicas e da Escola de Gestão Aquila, que dispõe de um programa de treinamentos orientados para a aplicação prática e eficaz das soluções gerenciais no ambiente organizacional do aluno. Ainda investe na construção ferramentas de gestão e inteligência artificial com o Igmatech.
Saiba mais em https://aquila.com.br/
.
Jornalista: Cristina Siqueira
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social