Governador Valadares passa para o Nível de Alerta Médio contra a Covid-19
As avaliações para migrações de níveis são de acordo com o Protocolo Sanitário Municipal e referentes ao período de 17 à 30 de janeiro
Publicado em 02/02/2021 19:27
As avaliações para migrações de níveis são de acordo com o Protocolo Sanitário Municipal e referentes ao período de 17 à 30 de janeiro
A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou nesta terça-feira (2), a portaria n°6.944 que altera a classificação do município para “Nível de Alerta Médio” contra a Covid-19. A migração de nível está baseada em indicadores de incidência diária (25,68 %), taxa de aumento de mortalidade (-52 %), taxa de transmissão (0,95) e taxa de ocupação de leitos UTI – COVID19 (SUS + Particulares) (80 %), avaliados pelo Comitê de Situação Epidemiológica formado por um representante do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), do diretor-executivo do Hospital Municipal (HM) e um representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Confira detalhamento de cada nível
Nível de Alerta Alto: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidade. A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no Nível de Alerta Baixo.
Nível de Alerta Médio: Poderão funcionar todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 2/3 da capacidade. A exceção continua sendo as danceterias, discotecas e casas de shows, que funcionarão apenas no Nível de Alerta Baixo.
Nível de Alerta Baixo: Poderão funcionar normalmente todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer.
Desde o dia 21 janeiro, após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Administração Municipal retomou a autonomia na gestão das ações e tomadas de decisões acerca do funcionamento dos setores econômicos da cidade, que antes eram pautadas nas determinações do programa Minas Consciente do Governo do Estado.
Contudo, precisamos reforçar ainda mais as medidas de segurança sanitária contra o coronavírus. Independente do nível de alerta, todos precisamos colaborar e seguir os protocolos, visto que ainda estamos em pandemia.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social