Prefeitura atualiza Inventário Turístico de Valadares
O levantamento está sendo feito com hotéis, restaurantes, agências de turismo entre outros setores.
Publicado em 14/05/2021 16:41
O levantamento está sendo feito com hotéis, restaurantes, agências de turismo entre outros setores
A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) está realizando a atualização do Inventário Turístico da cidade. O levantamento está sendo feito com hotéis, restaurantes, agências de turismo entre outros setores, a fim de coletar informações sobre a infraestrutura, equipamentos e serviços ligados ao setor. Os dados serão usados pelo município e pelo Estado para planejar políticas públicas e também alimentarão o Portal Minas Gerais (clicando aqui), uma espécie de vitrine virtual dos empreendimentos turísticos de cada cidade do estado.
Para atualizar as informações da cidade o Departamento de Turismo criou uma força tarefa composta pelas servidoras: Jaqueline Perez Altino Machado, Lidiany Ferreira Barbosa e Souza; e Cida Barroso. A equipe entrará em contato com os estabelecimentos por meio de ligações, visitas, e-mails e mensagens pelo WhatsApp.
De acordo com a agente administrativa Jaqueline Perez Altino Machado para cada setor o governo do Estado pede uma série de informações. “No caso dos hotéis temos que saber, entre outras coisas: qual o número de leitos, como são os apartamentos, quais facilidades oferecem para os hóspedes, se os apartamentos são adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, se recebe animais, se é LGBTQIA+Friendly”, explicou.
A diretora do Departamento de Turismo, Betinna Tassis, explica que todos ganham com a atualização do inventário. “As informações são importantes para o município pensar as políticas públicas e o planejamento estratégico. Além da divulgação no portal do Estado os empresários (donos de hotéis, bares, restaurantes, agências de turismo) devem se cadastrar no Cadastur (clicando aqui) para fazer parte do cadastro nacional e terem acesso ao selo do governo federal que dá vantagens como: financiamento pelos bancos oficiais, incentivos para participar de programas nacionais e cursos de qualificações. Além disso, se ao publicarem em suas redes sociais colocarem #turismomg@visiteminasgerais automaticamente estarão no radar do governo do Estado para repostagens. O cidadão também sai ganhando porque ao acessar o portal Minas Gerais sabe que vai encontrar estabelecimentos que tem a credibilidade atestada pelo Estado. ”, explicou.
O Ministério do Turismo recomenda atualização dinâmica do INVTUR e a segurança na prestação do serviço turístico com o selo Cadastur.
Cadastur
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) foi criado pelo Ministério do Turismo com intuito de garantir mais segurança para os turistas e de promover o ordenamento e legalização dos que atuam no setor do turismo. O cadastro, que é gratuito e obrigatório, vale por dois anos para pessoas jurídicas e por cinco para guias e pode ser feito pelo site: clicando aqui
Ter a empresa cadastrada e em situação regular no Cadastur possui algumas vantagens, como: acesso a linhas de crédito; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal e participação em programas de capacitação. Além disso, os empresários cadastrados receberão o Selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O cadastro é obrigatório aos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades:
• Meios de hospedagem (albergue, hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada ou resort);
• Meios de hospedagem - cama e café (somente MEI);
• Agências de turismo;
• Transportadoras turísticas;
• Organizadoras de eventos;
• Parques temáticos;
• Acampamentos turísticos;
• Guias de Turismo.
• Restaurantes, cafeterias e bares.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social