Vacinação contra a raiva continua sendo feita na zona rural de Valadares
Equipes do CCZ estarão percorrendo chácaras, fazendas, córregos e distritos do município para imunizar pets com idade acima de três meses
Publicado em 16/05/2025 17:43 - Atualizado em 16/05/2025 17:45
Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Valadares, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue dando continuidade à Campanha de vacinação contra a raiva na zona rural do município. A partir das 7h, as equipes estarão nos distritos de Bernardo III e IV, de casa em casa, indo em chácaras, córregos e fazendas em busca de pets com idade acima de três meses. Depois, eles seguirão para o Córrego do Batata.
A expectativa é imunizar cerca de 32 mil cães e gatos nas áreas urbana e rural de Valadares, sendo 9 mil deles no campo.
É importante lembrar que serão vacinados animais saudáveis, sem infestação de pulgas ou carrapatos e que não apresentam vômito e diarreia. Cadelas gestantes também não podem ser vacinadas.
Para que todos os pets, com idade acima de três meses, sejam protegidos contra essa doença infectocontagiosa grave, que pode acometer tanto os animais quantos os humanos, os agentes passarão nas residências para realizar a imunização.
A vacinação contra a raiva na zona rural já passou por sítios e fazendas em Itapinoã; na Vala dos Cardosos; Rancho Miúra; Córregos dos Bernardos I e II, do Benedito e do Jsmeril; Vargem Alegre; Pioneira; Capoeirão; Osvaldo Murta; BR-259 e Barro Azul I. A vacinação na área rural vai até final de julho.
Já na cidade, o Dia D de vacinação contra a raiva está prevista para acontecer em setembro.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social